Hume e o feminismo
Palavras-chave:
Hume, Feminismo, TernuraResumo
Neste ensaio procuro apresentar o delineamento que Hume faz de diferenças de gênero, a maneira como ele o transgride e, por fim, como o abandona. Creio que, por pensar tanto dentro quanto fora dos limites de gênero e por exaltar o feminino, podemos considerar Hume, de certa maneira, autor não apenas de uma filosofia, mas também de uma utopia feminista. “Ternura” (tenderness) é um foco principal de sua filosofia. Segundo ela, esta é uma excelência feminina. Livre das restrições de gênero, ternura ampliada beneficia a vida pessoal, social e política. Se prevalecesse, sem oposição, na natureza humana, a ternura sedimentaria o mundo utópico imaginário de Hume.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.