“Nós, os refugiados”
uma análise dos refugiados do século XXI e das políticas públicas para abrigá-los
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2025.211.08Palavras-chave:
Refugiados. Apátridas. Brasil. Hannah Arendt. Políticas Públicas.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a legislação brasileira vigente para refugiados e avaliar se ela é suficiente para solucionar os problemas levantados por Hannah Arendt. O Brasil, há décadas, tem lidado com o deslocamento forçado de pessoas, e o presente trabalho busca responder à seguinte questão de pesquisa: as políticas públicas migratórias brasileiras resolvem os problemas expostos por Hannah Arendt no texto "Nós, os refugiados"? Para abordar essa questão, será utilizada a metodologia bibliográfica, e contará com o apoio do texto Nós, os refugiados e da obra Origens do Totalitarismo, ambos de Hannah Arendt. Além disso, serão examinadas as políticas públicas adotadas no Brasil, verificando se essas medidas atendem às necessidades apontadas pela autora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.