Ética descritiva e normativa:
o debate a partir de Kierkegaard
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2022.182.04Resumo
O tema da ética em Kierkegaard é amplamente discutido, entre outros aspectos, no bojo da teoria dos stadier. Muitos dos pseudônimos exprimem posicionamentos éticos distintos. Mas em que medida Kierkegaard, ele mesmo, interessa-se pelo tema da ética? Este artigo tem por objetivo conjecturar sobre tais questões partindo da querela encontrada na literatura secundária a partir de abordagens éticas antinomistas e conciliatórias (com Kant e Hegel). Nossa construção argumentativa não deixa de ser uma resposta a ambas as interpretações. Além disso, discutiremos, a reboque do nosso tema, se é possível fazer uma transição direta da estética para o religioso, de modo a eclipsar a ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.