Corpo e constituição em Ideias II
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2022.183.06Palavras-chave:
Husserl. Corpo. Dimensão Tátil. Constituição.Resumo
Neste artigo, pretendo demonstrar o reconhecimento fundamental da fenomenologia husserliana diante da dimensão tátil frente à diferenciação da dimensão visual na constituição do objeto externo corpo [Leib-Objekts] em Ideias II. Em primeiro lugar, procuro apresentar a relação entre corpo e sensações localizadas [lokalisierter Empfindungen]. Em segundo lugar, busco definir a constituição do corpo no âmbito tátil diante da dimensão visível para, então, demonstrar a importância das constituições primárias diante da consciência intencional em vista da conclusão de que a constituição do objeto externo corpo em Ideias II ocorre na dimensão tátil e não na dimensão visível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.