O problema mente-corpo:
o complexo fenômeno da mente consciente
Resumo
Ao longo das páginas desse artigo, buscaremos apresentar algumas das delimitações conceituais a que temos recorrido para burilar nossa compreensão de termos-chave em filosofia da mente, tais como os de mente, mente consciente (consciência), self e comportamento. Intentaremos, outrossim, apresentar algumas das implicações dessas delimitações conceituais para a abordagem corporificada e emergentista que sustenta nossa posição quanto ao problema das relações mente-corpo. Acreditamos que o grupo de delimitações conceituais em torno do qual gira o artigo pode fomentar nossa expectativa de oferecer uma resposta alternativa à dicotomia ‘materialismo reducionismo versus ‘dualismo’, de substância ou de propriedade. Propomos, no artigo, apresentar os três passos imprescindíveis de nossa investigação, quais sejam: (i) uma discussão acerca do estatuto básico da consciência, ou, em outros termos, seu espaço na natureza; (ii) uma investigação das razões em prol do papel exercido pelo corpo na estruturação da mente consciente; e, por fim, (iii) uma defesa da tese de que a mente (consciente) emerge da integração e interação entre o corpo-propriamente-dito, o cérebro e o ambiente. Ao fim, aspiramos a sustentar a tese de que o lugar da consciência na natureza deve figurar como o ápice de uma operação nervosa a qual encontra sua origem em processos superpostos, imbricados e reentrantes, frutos de indissociáveis relações de interação e integração entre o corpo, o cérebro e o ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.