A questão normativa à luz da filosofia moral de Santo Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2022.18.1.03Resumo
Este trabalho pretende descrever a denominada questão normativa, apresentada pela Professora Christine M. Korsgaard em seu The Sources of Normativity, e, depois, apresentar a filosofia moral tomista, procurando, nela, uma possível resposta ao problema. O trabalho, primeiro, introduz o pensamento moral de Korsgaard, apresentando o problema, e o seu argumento para encontrar a fonte da normatividade. Em um segundo momento, apresenta os fundamentos da teoria moral de Tomás de Aquino, aprofundando-se, especialmente, no estudo do ato voluntário – dado seu caráter central no estudo da moral – e da ordenação dos atos ao fim. Por fim, procura-se compreender a natureza da lei moral, com destaque para as noções de obrigação e de sanção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.