As influências sobre o místico de Wittgenstein:
fatores basilares do teor ético e estético tractariano
Palavras-chave:
Wittgenstein. Teor ético-estético-metafísico. Inefável.Resumo
O presente artigo visa destacar as principais influências do teor ético-estético-metafísico que delinearam o primeiro Wittgenstein; que transita de uma preocupação lógico-matemática e crítica da linguagem para um conteúdo transcendental nos últimos aforismos do Tractatus Lógico-Philosophicus. Esse salto entre o lógico-matemático, para o ético-estético-metafísico, será justificado pelo contato do filósofo com importantes nomes, dos quais destaca-se, Otto Weininger, Schopenhauer e Tolstói. Além das leituras feitas pelo filósofo austríaco, é mister apontar seus tormentos interiores como elementos fulcrais no desdobramento da temática da inefabilidade; reflexões que culminam no tema da valorização daquilo que é essencial e que não pode ser dito (sagen), mas vivenciado, numa busca pelo sentido da vida e superação da realidade factual. Demonstrar-se-á, portanto, de que modo essas ingerências, em suas diferentes manifestações, assim como, a sensibilidade ao contexto histórico e interno pessoal, tornam- se meios de expressão do inefável na vida de Wittgenstein e, da mesma maneira, como é imprescindível no resgate da essência humana, por muitas vezes, ofuscada pela racionalização exacerbada do cientificismo moderno e contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.