A questão da Profundidade no debate sobre a divergência teórica:
O custo da eliminação das intensões para o aprofundamento científico
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2022.18.1.04Resumo
Nosso artigo irá avaliar a contribuição de uma teoria intensional para projetos de filosofia da ciência. Esperamos explorar o conceito de intensão, que fez parte da polêmica semântica do século XX, para discutir a natureza dos enunciados da ciência e suas diferenças de profundidade. Optamos por dar a seguinte forma à argumentação: almejamos apresentar indícios para a plausibilidade da tese de que as intensões contribuem para marcar diferenças de conteúdo preditivo das proposições. Argumentaremos que essas diferenças falham em ser avaliadas extensionalmente. Sugerimos explorar a diferença entre intensões carnapianas (Carnap 1891-1970) e millianas (Stuart Mill 1806-1873). A linha de contraste será traçada a partir dos problemas para os quais os autores elaboraram seu conceito: as primeiras para ampliar o universo extensional da interpretação com casos possíveis mapeados por um modelo (as quais chamaremos de extensionalidade estendida), e as segundas para resolver problemas de profundidade teórica, entendidos como questões de projeção e predição. A sequência do artigo avalia o desafio de Quine à concepção carnapiana de intensão, e explora a seguinte opção: a de que uma versão profunda (milliana) do conceito de intensão e analiticidade não seria alvo da crítica de Quine. Passamos, por fim, por um exame de possíveis alinhamentos e alianças com o racionalismo crítico recente (David Miller, J. Watkins), para concluir que o universo da filosofia da ciência está aberto a discutir a contribuição de uma noção não-extensional de significação.
Downloads
Referências
CARNAP, R. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
CARNAP, R. Intellectual Autobiography. In: Schilpp, P.A., editor, The Philosophy of Rodolph Carnap, volume 11 of The Library of Living Philosophers Series, pages 1-84. Open Court Press, Lasalle Illinois, 1963.
HAACK, S. Filosofia das Lógicas. SP: Editora Unesp, 2002
MILL. S. Sistema de Lógica. Textos Escolhidos. Abril Cultural, 1979.
MILLER, D. On Distance from the Truth as a Truth Distance. Bulletin of the Section of Logic Volume 6/1 (1977), pp. 15–23 reedition 2011 [original edition, pp. 15–26]
QUINE, W.V.O. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
QUINE, W.V.O. The Ways of Paradox: and other essays. New York: Random House, 1966.
WATKINS, J. Ciência e Ceticismo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
WITTGENSTEIN, L. (2001) Tractatus Lógico-Philosophicus. São Paulo: EDUSP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.