Sociedade, religião e tolerância: algumas considerações habermasianas

Autores

Palavras-chave:

Habermas, tolerância, pós-secular, religião

Resumo

O presente artigo investiga a construção do conceito “sociedade pós-secular”, cunhado por Jürgen Habermas em uma tentativa de dar uma resposta ao crescente fenômeno da participação de grupos religiosos nas esferas públicas. Para tal, o artigo está organizado em duas grandes partes. Inicialmente é apresentado entre o que é, em Habermas, uma sociedade secular e uma sociedade pós secular. Tal distinção é importante uma vez que Habermas produz obras que estão situadas em ambos os lados dessa dicotomia. A segunda parte do artigo é o desenvolvimento de sua resposta ao problema da tolerância religiosa, ou à incompatibilidade de imagens de mundo distintas. Tal resposta se dá à medida que o autor alemão constrói uma proposta de traduzibilidade de discursos na esfera pública.

Biografia do Autor

Ricardo Luis Reiter

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Título obtido em 2020. Professor de Filosofia na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Referências

DE OLIVEIRA, Nythamar. Tractatus politico-theologicus: teoria crítica, libertação, justiça. Porto Alegre: Editora Fi, 2016. Disponível em: <https://philpapers.org/archive/DEOTE>. Acesso em: 02 nov. 2020.

HABERMAS, Jurgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007A.

HABERMAS, Jürgen. Fé e saber. Trad. Fernando Costa Mattos. São Paulo: Ed. Unesp, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Fundamentos pré-políticos do Estado de direito democrático? In: SCHULLER, Florian (Org.). Dialética da secularização: sobre razão e religião. Aparecida: Idéias & Letras, 2007B, p. 21–58.

HABERMAS, Jürgen. Jürgen Habermas - Obras escolhidas. Trad. Lumir Nahodil. Lisboa: Edições 70, 2015. 5v.

HABERMAS, JÜRGEN. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HABERMAS, Jürgen. O ocidente dividido. São Paulo: Unesp, 2016.

HABERMAS, Jürgen. Reply to my critics. In: CALHOUN, Craig; MENDIETA, Eduardo; VANANTWERPEN, Jonathan (Orgs.). Habermas and Religion. New York: John Wiley & Sons, 2013, p. 605–681. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:101:1-201412273862>. Acesso em: 22 mar. 2020.

KANT, Immanuel. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento? Cognitio: Revista de Filosofia, Trad. Márcio Pugliesi. v. 13, n. 1, p. 145–154, 2012.

Downloads

Publicado

2021-05-07