Tempo e Eternidade: Notas acerca do Livro XI das Confissões de Agostinho de Hipona
Palavras-chave:
Agostinho de Hipona, Alma, Criação, Eternidade, Tempo.Resumo
O presente estudo tem como objetivo central apresentar uma síntese analítica dos elementos filosóficos desenvolvidos por Agostinho de Hipona no livro XI de sua famosa obra intitulada Confissões. Para tanto, recupera e estabelece para si como central aquela que é, por Agostinho, alocada como a problemática fundamental de seu próprio escrito, isto é, a natureza do tempo e da eternidade. Em um primeiro momento, partindo da noção bíblica de “princípio” inerente ao primeiro versículo do Gênesis, contrapõe o estatuto metafísico do tempo através de sua relação de dependência para com a eternidade. Deste exercício comparativo depreende a aparente impossibilidade de apreensão cognitiva do tempo enquanto realidade ontológica. Em uma segunda seção, o estudo acompanha o percurso metodológico traçado por Agostinho, concentrando-se, portanto, em problematizar o tempo enquanto realidade perceptível e mensurável. Ao trabalhar com as noções de “passado”, “presente” e “futuro”, situa finalmente o tempo não como entidade metafísica, mas como fenômeno que, na perspectiva agostiniana, pode ser caracterizado como uma percepção psicológica, isto é, uma distentio animi.
Downloads
Referências
Básica
SANTO AGOSTINHO. Confissões. 9. ed. Trad. J. Oliveira Santos; A. Ambrósio de Pina. Petrópolis: Vozes, 1988.
Complementar
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
BRACHTENDORF, Johannes. Confissões de Agostinho. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
CARNEIRO, Marcelo Carbone. Considerações sobre a ideia de tempo em Sto. Agostinho, Hume e Kant. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.8, n.15, p.221-32, mar/ago 2004.
COSTA, Felipe da; PICHLER, Nadir Antônio. O tempo no livro XI das Confissões de Santo Agostinho. Revista Filosofazer. Passo Fundo, n. 48, jan./jun. 2016.
GILSON, Etienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Trad. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. São Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2006.
NOVAES, Moacyr. A razão em exercício: Estudos sobre a filosofia de Agostinho. 2 ed. São Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2009.
STREFLING, Sérgio Ricardo. A Atualidade das Confissões de Santo Agostinho. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 156, p. 259-272, Jun. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.