Giorgio Agamben em Canudos
Palavras-chave:
Giorgio Agamben, Canudos, MessianismoResumo
Como Giorgio Agamben poderia estar presente em um conflito no Sertão da Bahia no final do século XIX? Como Antônio Conselheiro pôde anteceder com seus escritos, edificações, práticas e prédicas, o pensamento radical deste autor romano em mais de cem anos? O presente artigo busca tratar da dimensão eminentemente política do bando de Antônio Conselheiro a partir de suas obras e de seus próprios predicados devocionais, relacionando-os a filosofia agambeniana a fim de exibir sua contemporaneidade enquanto rendimento profético. Para tanto, empreenderemos movimentos parabólicos que buscam não só indiscernir a teologia política sertaneja daquela italiana mas sobretudo desvelar o quão moderno fora Canudos para que possamos refletir sobre o quanto arcaico é o nosso presente.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. 2010. Signatura rerum: Sobre el método. 1º ed. Barcelona: Editorial anagrama, 163 p.
__________. 2014a. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. 2º ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 197 p.
__________. 2014b. O amigo & O que é um dispositivo.1º ed. Chapecó: Argos, 71 p.
__________. 2015. O mistério do mal: Bento XVI e o fim dos tempos. 1º ed. São Paulo: Boitempo, 78 p.
__________. 2016. A igreja e o reino. 1º ed. Belo Horizonte: Editora ÂYNÉ, 25 p.
__________. 2018. O Fogo e o Relato. 1 º ed. São Paulo: Boitempo, 168 p.
CALASANS, J. CANUDOS NÃO EUCLIDIANO. 1986. Disponível em: <http://josecalasans.com/downloads/artigos/33.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017
CARVALHO, J. M. de. 1987. Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 196 p.
CONSELHEIRO, Antônio. 2017. Apontamentos dos preceitos da divina lei de nosso senhor Jesus Cristo, para a salvação dos homens. 1º ed. São Paulo: É realizações, 535 p.
CORRÊA DE BRITO, P. 2017. O que resta de Canudos? A exceção no limiar da república. Rio de Janeiro, RJ. Monografia (Bacharel em Relações Internacionais). IRI/PUC-Rio, 139 p.
FOUCAULT, M. 2009. Segurança, Território, População. 1º ed. São Paulo: Martins Fontes, 572 p.
HOORNAERT, E. 1997. Os Anjos de Canudos: uma revisão histórica. 2º ed. Petrópolis: Editora Vozes, 148 p.
____________. 1991. O Cristianismo Moreno do Brasil. 1º ed. Petrópolis: Editora Vozes, 181 p.
JANOTTI, M. de L. M. 1986. Os subversivos da república. 1º ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 275 p.
LEVINE, R. M. 1995. O Sertão Prometido: o massacre de Canudos. 1º ed. São Paulo: EDUSP, 392 p.
SIMAS, L. A. 2016. Culturas de Síncope. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/fora-pauta/culturas-de-sincope-por-luiz-antonio-simas>. Acesso em: 13 abr. 2017.
MELLO, F. P. de. 2014. Guerra total de Canudos. 3º ed. São Paulo: Escrituras Editora, 357 p.
NOGUEIRA, A. 1997. Antônio Conselheiro e Canudos: revisão histórica. 3º ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 217 p.
REESINK, E. 1999. A Salvação: as interpretações de Canudos à luz da participação indígena e da perspectiva conselheirista. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, UFCG. Campina Grande, n. 20, p. 147-158, nov.
RUFINO, L.; SIMAS, L. A. 2018. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas.1ª ed. Rio de Janeiro: Mórula, 123 p.
VILLA, M. A. 1995. Canudos: O povo da terra. 1º ed. São Paulo: Editora Ática S. A., 278 p.
ZACCONE, O. 2015. Indignos de Vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro. 1º ed. Rio de Janeiro: Revan, 278 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.