Em que sentido o Tratado Teológico-Político de Espinosa salva a piedade?
Palavras-chave:
Espinosa, poder, liberdade, religião, piedade.Resumo
O seguinte artigo busca analisar em que medida o Tratado Teológico-Político de Espinosa oferece um programa de proteção e restauração da piedade. Para isso nós primeiramente analisaremos o contexto histórico no qual a obra de Espinosa se insere, depois faremos breves observações sobre o sentido da expressão “salva pietate” que se encontra no título da obra e, por último, mostraremos como o TTP vincula a defesa da liberdade de pensamento e expressão à salvação da piedade.
Referências
BIBLE HUB: SEARCH, READ, STUDY THE BIBLE IN MANE LANGUEGES. Disponível em <https://biblehub.com/whdc/> Acesso em: 10 de mar. 2019.
BOVE, Laurent. Espinosa e a psicologia social: ensaios de ontologia política e antropogênese. Org. David Calderoni. Trad. Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - Nupsi-USP. São Paulo: Autêntica Editora, 2010.
CHAUI, Marilena. A Nervura do Real Imanência e Liberdade Em Espinosa - Tomo I: Imanência. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
––––– O retorno do teológico-político. Conferência proferida na abertura do XX Encontro de Filosofia: A Filosofia na Era da Globalização. Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 23 e 24 de fev. de 2006.
––––– 2007. Fundamentalismo Religioso: medo e violência. In: ITOKAZU, E. & CHAUI-BERLINCK, L. Sobre a Violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017; p. 209-45.
LATIN DICTIONARY AND GRAMMAR AID OF THE UNIVERSITY OF NOTRE DAME. Disponível em: <http://archives.nd.edu/latgramm.htm> Acesso em: 08 de dez. 2018.
ESPINOSA, B. Ética. Trad. do Grupo de
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.