EDUCAÇÃO EMOCIONAL COM BASE EM MAX SCHELER

Autores

  • Almiro Schulz Professor Efetivo, Associado I, do Curso de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás - UFG e professor do mestrado profissional do Cepae/UFG.
  • Márcia Cristina Machado Oliveira Santos APAE/Goiânia
  • Reinner Alves de Moraes Universidade Federal de Goiás - UFG Aluno de graduação em filosofia
  • Alyne Costa Santos Aluna do mestrado Profissional em ensino Básico do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada a Educação- Cepae/ UFG

Palavras-chave:

Antropologia, Axiologia, Educação Emocional, Max Scheler

Resumo

Entre os vários problemas e desafios que hoje são aferidos ao processo educativo ou formativo, está em pauta a formação emocional, em consequência da complexidade da vida moderna e suas demandas. A visão e a compreensão do assunto dependem das teorias antropológicas e educacionais subjacentes. Quer-se apresentar o problema da formação emocional a partir do filósofo Max Scheler, sobretudo com base em sua visão antropológica e axiológica que fundamentam toda a sua visão de mundo. O texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica feita em alguns dos seus textos primários, bem como também de texto de comentadores e textos afins. A questão emocional ocupa um lugar central no pensamento de Scheler, considera-a a priori à razão, sendo que concebe que a essência do homem não é a razão, mas sua especificidade entre os seres vivos é o espírito. Segundo ele, os valores são captados pela intuição emocional, em razão de ser espírito, que o diferencia dos outros animais. A formação emocional é uma questão de vivência e não de cognição.

 

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Biografia do Autor

Almiro Schulz, Professor Efetivo, Associado I, do Curso de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás - UFG e professor do mestrado profissional do Cepae/UFG.

Formação em teologia, licenciatura em filosofia, mestrado em filosofia e doutorado em educação.

Vínculo atual com a Faculdade de Filosofia da UFG

Márcia Cristina Machado Oliveira Santos, APAE/Goiânia

Forada em Pedagogia e mestre em Ensino Básico pela UFG

Reinner Alves de Moraes, Universidade Federal de Goiás - UFG Aluno de graduação em filosofia

Formado  em educaação física, especialização em educação física granduando em filosofia

Alyne Costa Santos, Aluna do mestrado Profissional em ensino Básico do Centro de Ensino e Pesquisa aplicada a Educação- Cepae/ UFG

Licenciada em História e aluna de mestrado

Referências

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-GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser Inteligente. 22 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

SCHULZ, A.; OLIVEIRA SANTOS, M. C. M.; MORAES, R. A. de; SANTOS, A. C. EDUCAÇÃO EMOCIONAL COM BASE EM MAX SCHELER. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/17732. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos