O Sujeito de Desempenho da Pós-Modernidade
Palavras-chave:
Byung-Chu Han, Heidegger, Sociedade de DesempenhoResumo
Em Sociedade do Cansaço, Byung-Chu Han afirma que hoje vivemos na sociedade de desempenho, onde seus sujeitos atingem seu autoesgotamento na esperança de ser seu eu-ideal. Neste artigo exploramos esse sujeito que pelo excesso de positividade é levado a doenças psíquicas como a depressão, transtorno de déficit de atenção, síndrome de hiperatividade, transtorno de personalidade limítrofe ou a Síndrome de Burnout. Se o narcisismo é uma característica desse sujeito, Heidegger pode trazer uma resolução desse sujeito através do seu conceito de angustia e autenticidade.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. 2014. Homo Sacer. o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BAUMAN, Zigmunt. 2014. Vigilância Líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
HAN, Byung-Chul. 2017. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Editora Vozes.
HARARI, Yuval Noah.2016. Homo Deus. São Paulo: Companhia das Letras.
HEIDEGGER. Martin. 2012. Ser e Tempo. 7. Ed. Petrópolis: Editora Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.