Hart e a justificação da punição: retribuição como distribuição
Palavras-chave:
Hart, Punição, JustificaçãoResumo
O presente texto tem como objetivo analisar o problema da justificação da punição, uma vez que esse tema tem demandado atualmente a preocupação da filosofia. A partir da relevância dessa discussão, analisar-se-ão as vertentes do retributivismo, do consequencialismo e, principalmente, a visão conciliadora proposta por Hart. Para tanto, propõe-se o estudo da sua obra Punição e Responsabilidade, aplicando-se as categorias do autor na explicação do motivo da prática da punição, ao contexto da pena na atualidade.
Downloads
Referências
BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. Trad. Marcílio Teixeira. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2002.
BOONIN, David. 2008. The Problem of Punishment. New York, Cambridge University Press.
BRASIL. Código Penal, Decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
HART, H. L. A. 2008. Punishment and responsibility, 2º ed., New York, Oxford University Press Inc., 315 p.
Kant, Immanuel. Metafísica dos costumes, Petrópolis, RJ: Vozes ; Bragança Paulista, SP : Editora Universitária São Francisco, 2013. – (Coleção Pensamento Humano).
RAWLS, John. 1955. Two concepts of rules. Philosophical Review, v. 64, n.1: 3-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.