Considerações sobre as implicações éticas do criacionismo segundo o pensamento de Agostinho
Palavras-chave:
Deus, mundo, homem, natureza.Resumo
Em Agostinho o conceito de criação aparece na qualidade de um fundamento que estabelece os níveis de coerência de sua argumentação. Ele estabelece que o mundo não é eterno, mas criado intencionalmente por um ser voluntarioso que atua em sua conservação e desenvolvimento – Deus. O homem é o ente que tem o privilégio de ser imagem e semelhança de Deus, portanto, racional e livre. Tal condição lhe dá a capacidade de alterar e transgredir a Ordem em que a realidade está estabelecida, o que lhe torna o único responsável pela presença do mal nela. O homem, portanto, é o único ente que tem uma relação ética com o criador, relação esta que passa a estar marcada pela justiça divina que faz não apenas com que o homem responda pelo mal cometido, mas também que ele seja perdoado e recuperado.Downloads
Referências
AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Trad. J. Dias Pereira. 2º ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000, v.1, v.2, v.3.
___________. De la naturaleza del bien: contra los maniqueos. In: Obras completas de Saint Agustín. Trad. Mateo Lanseros. 3ª ed. Madrid, La Editorial Catolica BAC, 1963, tomo III, p. 770-824.
___________. Confissões. Trad. João de Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
___________. Diálogo sobre a Ordem. Trad. Paula Oliveira e Silva. Lisboa: Casa da Moeda, 2000.
___________. La perfezione della giustizia dell’uomo. In: augustinus.it.
___________. De la continencia. In: Obras Completas de San Agustín. 2. ed. Trad. Felix Garcia, Lope Cilleruelo e Ramiro Florez . Ed. Bilingüe. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1954, tomo XII, p. 285-340.
___________. Ochenta y tres Questiones diversas. In: Obras completas de San Agustín. Trad. Teodoro C. Madrid. Madrid: La Editorial Catolica BAC, 1995, tomo XL, p. 5-300.
___________. Diálogo sobre o Livre Arbítrio. Trad. Paula Oliveira e Silva. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.
___________. A Trindade. Trad. Frei Augustinho Belmonte. 4.ed. São Paulo: Paulus, 2008. (Col. Tradição Patrística 7).
__________. Comentário literal ao Gênesis. In: Comentário ao Gênesis. Trad. Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2005, p. 15-498. (Coleção Tradição Patrística 21)
__________. Sobre o Gênesis, contra os maniqueus. In: Comentário ao Gênesis. Trad. Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2005, p. 499-592. (Coleção Tradição Patrística 21)
__________. Comentário literal ao Gênesis, inacabado. In: Comentário ao Gênesis. Trad. Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2005, p. 593-643. (Coleção Tradição Patrística 21)
AYOUB, C. N. A. Iluminação trinitária em Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2011.
BÍBLIA SAGRADA. Edição de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008.
BOVERY, A. Plotino. In: FITZGERALD, A. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a traves del tiempo. Burgos: Monte Castelo, 2001. p. 1064-1069.
BROWN, P. Santo Agostinho: uma biografia. Trad. Vera Ribeiro.6.ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
CAPAÑAGA, V. Introducción general a los Tratados sobre la Gracia. In: Obras Completas de San Agustín. 2 ed. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1956, tomo VI, p. 03-120.
CONTALDO, S.M. Cor Inquietum: Uma leitura das Confissões de Agostinho. Porto Alegre: Letra e Vida, 2011.
GILSON, E. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Trad.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. 2.ed. São Paulo, Paulus, 2010.
__________.O Espírito da Filosofia Medieval. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HEIDEGGER, M. Fenomenologia da vida religiosa. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2010.
LACOCQUE, A. e RICOEUR, P. Pensando biblicamente. Trad. Raul Ficker. Bauru: EDUSC, 2001.
NOVAES FILHO, M.A. A Razão em Exercício: Estudos sobre a filosofia de Agostinho. 2 ed. São Paulo: Discurso Editorial: Paulus, 2009.
OLIVEIRA E SILVA, P. Ordem e Mediação: A ontologia relacional de Agostinho de Hipona. Porto Alegre: Letra e Vida, 2012.
_________________. Ordem e Ser: ontologia da Relação em Santo Agostinho. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.
RATZINGER, J. Introdução ao Cristianismo. Trad. Alfred J. Keller. São Paulo: Loyola, 2005.
SOUZA, L. B. A fé trinitária e o conhecimento de Deus: Estudo do De Trinitate de Santo Agostinho. São Paulo: Loyola, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.