A QUESTÃO DA TÉCNICA E SEUS DESDOBRAMENTOS EM MARTIN HEIDEGGER
Palavras-chave:
Técnica, Composição, EssênciaResumo
Heidegger realiza uma investigação sobre a técnica, sendo que está perpassa a pergunta sobre a essência da mesma, tal essência não se faz presente, como se pode pensar, na definição instrumental da técnica, que a toma por um meio para um fim realizado pelo ser humano, e sim deve-se compreender técnica como um modo de desencobrimento do real, que alcança a ???????. Se caracterizando assim como ???????, ou produção, que define bem a técnica antiga. Porém, ao se tratar da técnica moderna tal definição não a atende em sua complexidade, pois, está, ao contrario da antiga, não visa o desencobrimento como ??????? e sim um desvelar no sentido de tomar todo o real como disponibilidade de exploração, isso ocorre porque sua essência repousa na composição, que é a força que desafia o homem a dispor do real como disponibilidade, está se torna também destino, que é modo com que o homem desencobre o real.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, M. 2002. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, M (Ed.), Ensaios e conferências. 8ª Ed. Petrópolis. Vozes, p. 11- 32.
HEIDEGGER, M. 2010. O fim da filosofia ou a questão do pensamento. 1ª Ed. Petrópolis, Vozes, 130 p.
HEIDEGGER, M. 1991. Os pensadores Heidegger. 1ª Ed. Rio de Janeiro. Nova Cultural, 302 p.
HEIDEGGER, M. 2009. Sobre a questão do pensamento. 4ª. Ed. Petrópolis, Vozes, 98 p.
HEIDEGGER, M. 2005. Ser e tempo. 5ª Ed. Petrópolis. Vozes, 1199 p.
MARCONDES, D. 2010. Textos básicos de linguagem – De Platão a Foucault. 1ª Ed. São Paulo. Zahar, 138 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.