Anulabilidade epistêmica e o problema de Gettier
Palavras-chave:
Derrota Epistêmica, Problema de Gettier, Conhecimento.Resumo
O conceito de conhecimento proposicional é tradicionalmente definido como crença verdadeira justificada. É uma ideia que parece ser aceita durante quase toda a história da filosofia. Contudo, em 1963, Edmund Gettier apresenta casos em que um sujeito possui crença verdadeira justificada que não é um caso de conhecimento, originando o Problema de Gettier. A fim de explicar o que é o conhecimento proposicional e resolver o impasse levantado por Gettier, inúmeras teorias surgiram na literatura. Os objetivos deste artigo são (i) apresentar a Teoria da Anulabilidade de Peter Klein; (ii) a crítica de John Turri; e (iii) a resolução do caso Newspaper (Civil Rights Worker Case) de Gilbert Harman utilizando o aparato anulabilista.
Histórico
Submissão (1a versão): 17/12/2016
Revisões requeridas: 07/02/2017
Submissão (2a versão): 22/03/2017
Aceito para publicação: 14/05/2017
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.