Da simplicidade e refinamento na escrita

Autores

  • de David Hume
  • traduzido por Bruno Henrique de Souza-Soares (UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

David Hume, Ensaio, Escrita, Literatura.

Resumo

Tradução do ensaio "Of simplicity and refinement of writing", publicado em: HUME, D. Essays: moral, political and literary. Edited by Eugene Miller. Indianapolis: Liberty Fund, 1985.

 

Histórico

Submissão (1a versão): 09/03/2017

Ajustes requeridos: 06/06/2017

Submissão (2a versão): 18/06/2017

Aceito para publicação: 28/06/2017

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

traduzido por Bruno Henrique de Souza-Soares (UNIFESP), Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dedica-se ao estudo de Theodor W. Adorno, na articulação entre os problemas epistemológicos da tradição da história da filosofia e seu íntimo substrato, a Sociedade. Desse modo, interessa as incursões do pensamento de Adorno na Filosofia Clássica Alemã, especialmente Kant e Hegel, no marxismo, na psicanálise de Freud, e na música, em especial Beethoven. Atualmente dedica-se à pesquisa das dissonâncias da reconciliação [Versöhnung] em Adorno como e enquanto leitor de Hegel e ouvinte de Beethoven. Interessa investigar o regime de pressuposições e reposições das categorias da dialética hegeliana no projeto de Adorno de uma Dialética Negativa, com ênfase numa espécie de má positividade que se ancora na reconciliação como sua hipóstase, sua usurpação, que sabota o que a reconciliação promete.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

HUME, de D.; SOUZA-SOARES (UNIFESP), traduzido por B. H. de. Da simplicidade e refinamento na escrita. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 2, p. 156–162, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/13629. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Traduções