Informação e direcionalidade: uma possibilidade de máquinas complexas

Autores

  • Nathalia Cristina Alves Pantaleão (Unicamp) Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Informação, Complexidade, Sistemas Artificiais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre complexidade e informação em sistemas artificiais, considerados aqui como sistemas mecânicos. Para tal, partiremos da ideia básica de que informação e complexidade estão em uma relação de proporcionalidade, ou seja, quanto mais informação presente no sistema maior o grau de complexidade deste. Contestaremos tal ideia argumentando que além da presença objetiva e quantitativa da informação é necessário que exista certo de tipo de direcionamento desta informação para que o sistema seja, de fato, considerado complexo. Assim, existindo um direcionamento da informação para além do seu numérico processamento destituído de significação, o sistema poderia torna-se complexo no sentido de estabelecer relações relevantes com o ambiente em que se situa. Nesse sentido, defenderemos a hipótese de que para haver complexidade parece haver a necessidade de relações comunicativas entre sistema-ele mesmo e sistema-ambiente. Por fim, apontamos que ao assentar a complexidade em um processo de comunicação, esta propriedade pode ser estendida aos sistemas artificiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Cristina Alves Pantaleão (Unicamp), Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

ALVES PANTALEÃO (UNICAMP), N. C. Informação e direcionalidade: uma possibilidade de máquinas complexas. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 1, p. 01–12, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/13345. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos