Informação e direcionalidade: uma possibilidade de máquinas complexas
Palavras-chave:
Informação, Complexidade, Sistemas ArtificiaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre complexidade e informação em sistemas artificiais, considerados aqui como sistemas mecânicos. Para tal, partiremos da ideia básica de que informação e complexidade estão em uma relação de proporcionalidade, ou seja, quanto mais informação presente no sistema maior o grau de complexidade deste. Contestaremos tal ideia argumentando que além da presença objetiva e quantitativa da informação é necessário que exista certo de tipo de direcionamento desta informação para que o sistema seja, de fato, considerado complexo. Assim, existindo um direcionamento da informação para além do seu numérico processamento destituído de significação, o sistema poderia torna-se complexo no sentido de estabelecer relações relevantes com o ambiente em que se situa. Nesse sentido, defenderemos a hipótese de que para haver complexidade parece haver a necessidade de relações comunicativas entre sistema-ele mesmo e sistema-ambiente. Por fim, apontamos que ao assentar a complexidade em um processo de comunicação, esta propriedade pode ser estendida aos sistemas artificiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.