O ensino tirânico no diálogo Hieron de Xenofonte: uma leitura straussiana
Palavras-chave:
Tirania, Filosofia política, Leo Strauss.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o problema da tirania tal como exposto por Leo Strauss especificamente em sua análise da obra xenofontiana intitulada Hieron. A obra em questão narra o diálogo entre um sábio e um tirano e foi alvo de aprofundado e original estudo por parte de Leo Strauss. A relevância deste debate advém tanto da importância do tema internamente à obra de Strauss quanto no que se refere à um questionamento clássico da historia da filosofia cuja centralidade é recuperada por Strauss no trabalho ora investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.