O ensino tirânico no diálogo Hieron de Xenofonte: uma leitura straussiana

Autores

  • Emília Agnes Assis de Lima (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tirania, Filosofia política, Leo Strauss.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o problema da tirania tal como exposto por Leo Strauss especificamente em sua análise da obra xenofontiana intitulada Hieron. A obra em questão narra o diálogo entre um sábio e um tirano e foi alvo de aprofundado e original estudo por parte de Leo Strauss. A relevância deste debate advém tanto da importância do tema internamente à obra de Strauss quanto no que se refere à um questionamento clássico da historia da filosofia cuja centralidade é recuperada por Strauss no trabalho ora investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Agnes Assis de Lima (UFMG), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada, mestre e doutora em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Atualmente professora substituta do Departamento de métodos e Técnicas de Ensino da UFMG

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

LIMA (UFMG), E. A. A. de. O ensino tirânico no diálogo Hieron de Xenofonte: uma leitura straussiana. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 13, n. 1, p. 41–57, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/13327. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos