Kuhn, Bird e a incomensurabilidade naturalizada: sobre a existência de hábitos cognitivos incomensuráveis
Palavras-chave:
Incomensurabilidade, Ciências Cognitivas, Cognição.Resumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar a proposta de Alexander Bird de estabelecer um programa de pesquisa naturalista acerca da tese kuhniana de incomensurabilidade. Essa proposta representa um novo e importante desdobramento do debate filosófico sobre o tema e está embasada em várias pesquisas realizadas no domínio das ciências cognitivas. Em síntese, Bird defende que a incomensurabilidade pode ser concebida como um fenômeno psicológico que pode ser explicado através de hábitos cognitivos incompatíveis, que chama de Capacidades Cognitivas Quase-Intuitivas (QICC’s). De acordo com o autor, sua abordagem representa a retomada da abordagem naturalista sobre o fenômeno da incomensurabilidade que foi assumida pelo próprio Thomas Kuhn em The Structure of Scientific Revolutions (1962) e que, contudo, foi abandonada em seus trabalhos posteriores. Após a Introdução, apresento a tese da incomensurabilidade proposta por Kuhn em 1962 e as principais modificações nessa tese feitas nas três décadas seguintes, passando, na terceira seção do texto, ao projeto de uma incomensurabilidade naturalizada de Alexander Bird. Por fim, concluo o artigo com alguns comentários sobre esse projeto e sobre alguns possíveis desenvolvimentos que a pesquisa pode tomar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.