McDowell e a percepção como garantia conclusiva para crenças observacionais
Palavras-chave:
McDowell, Percepção, Conhecimento observacional.Resumo
McDowell pretende nos livrar da ansiedade filosófica acerca de um possível constrangimento racional por parte da realidade em nossas crenças. Ele alega fazer isso dissolvendo o problema da relação entre mente e mundo, mostrando que, se corretamente entendida, essa relação deixa de ser misteriosa e problemática. Segundo ele, nos casos de visão, a percepção nos apresenta aspectos de nosso ambiente e, em virtude de já envolver o funcionamento de nossas capacidades conceituais, nos forneceria uma garantia conclusiva para uma crença de observação que se limitasse a descrever o conteúdo dessa percepção. Essa garantia é conclusiva devido ao seu caráter factivo, que faz com que a presença dela implique a verdade da crença que a descreve. McDowell, ao tentar nos livrar de uma ansiedade, parece ocasionar uma nova: se assumimos uma concepção internalista de conhecimento, como a mera presença de um estado cognitivo factivo pode servir de garantia conclusiva para uma crença? Neste trabalho, argumentarei que essa mera presença não pode desempenhar a função epistêmica que McDowell almeja para ela e que ele propõe essa hipótese por acreditar que uma garantia menos que conclusiva para nossas crenças nos levaria ao ceticismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.