A natureza das ideias segundo Nicolas Malebranche
Palavras-chave:
Malebranche, Teoria das Ideias, Ontologia.Resumo
O artigo pretende analisar a dificuldade interpretativa encontrada nos textos de Nicolas Malebranche acerca da natureza das ideias. A partir da conjunção de teses afirmadas pelo autor ao longo do desenvolvimento da sua teoria da cognição, a visão em Deus, as ideias não parecem pertencer à nenhuma categoria ontológica reconhecida por Malebranche. Em um primeiro momento, será apresentado de que maneira a teoria das ideias conduzem à afirmação de uma, ao menos, aparente contradição entre a epistemologia e a ontologia sustentada por Malebranche. E, em um segundo momento, de que maneira podemos apresentar alternativas interpretativas que não coloquem em questão a validade da teoria que é proposta pelo autor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.