O papel da filosofia na perspectiva de Richard Rorty: da epistemologia à hermenêutica
Palavras-chave:
Rorty, Filosofia edificante, Epistemologia, Hermenêutica.Resumo
Nos propomos, nos limites do presente ensaio, abordar a análise que Richard Rorty faz da filosofia contemporânea a partir da relação entre a epistemologia e a hermenêutica. Com esta análise pretendemos identificar um possível papel para a filosofia e os filósofos a partir da perspectiva rortiana. Estruturamos o ensaio em três tópicos: no primeiro, seguindo os passos de Rorty, reconstruímos a concepção de filosofia epistemologicamente centrada que se desenvolveu na modernidade a partir do cogito cartesiano, do sensualismo de Locke e da ideia de disciplina fundamental proposta por Kant. No segundo tópico, analisamos a aproximação e distinção entre epistemologia e hermenêutica feita por Rorty de maneira sistemática em um dos capítulos do seu Filosofia e o espelho da natureza. Como considerações finais analisaremos a distinção feita por Rorty entre filosofia sistemática e filosofia edificante e o papel da filosofia e dos filósofos a partir dessa perspectiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.