Obrigação jurídica e método no cap. V d'O Conceito de Direito de Hart
Palavras-chave:
O Conceito de Direito, Obrigação Jurídica, Método, Herbert Hart.Resumo
Na segunda seção do Capítulo V d’O Conceito de Direito Hart apresenta o seu conceito de obrigação jurídica mediante uma crítica ao conceito de obrigação oferecido pela teoria preditiva de John Austin. A crítica se dirige, em grande parte da seção, ao domínio substantivo dessa teoria, mostrando em que ela se equivoca ao descrever a obrigação jurídica em termos de comandos e hábitos de obediência. No final da referida seção Hart introduz os conceitos de ponto de vista interno e externo para criticar o modelo metodológico que a teoria preditiva utiliza, o que a faz incorrer no erro ao oferecer um conceito de obrigação nos termos acima mencionados. No texto que segue é feita uma revisão do debate, se assim pode-se dizer, entre as duas teorias e, ao final, é feita a exegese da passagem onde aparecem os conceitos de ponto de vista interno e externo, tentando demonstrar a necessidade de sua introdução como meio de evitar uma recaída nos erros da teoria preditiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.