Complexidade e organização biológica
Palavras-chave:
Biologia relacional, Complexidade, Organismo.Resumo
A área de pesquisa conhecida como biologia relacional foi inaugurada por Nicolas Rashevsky, porém foi largamente desenvolvida por Robert Rosen. Neste artigo eu apresento e discuto alguns dos pressupostos subjacentes a essa linha de investigação, adotando a estratégia de focar apenas em alguns dos principais avanços propostos por Rosen, em particular aqueles vinculados às noções de complexidade e organização biológica. Enfatizo também o conceito de “fechamento causal” roseniano, devido à sua relação próxima com a noção de autopoiese de Maturana e Varela. Procuro desenvolver, da melhor forma possível, uma investigação imparcial, apontando tanto as virtudes quanto os pontos críticos dos tópicos por mim selecionados a partir da vasta obra intelectual de Rosen.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.