Família e Autismo: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Aline Abreu e Andrade Mestranda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maycoln Leôni Martins Teodoro Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2012.52.07

Resumo

O autismo se constitui em um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a família é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades emergentes. O presente artigo aborda, por meio de uma revisão de literatura não sistemática, o impacto da presença de um membro com Autismo na família, bem como suas implicações para o funcionamento familiar. As fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais. Os resultados sugerem que o impacto do autismo sobre o funcionamento familiar é influenciado pela gravidade da manifestação do transtorno, pelas características de personalidade dos pais, bem como pela disponibilidade de redes de apoio social. Suporte social e programas de treinamento de pais se constituem, desta forma, em alternativas para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento (coping) dos pais diante do autismo.

Palavras-chave: autismo, família, enfrentamento.

Biografia do Autor

Aline Abreu e Andrade, Mestranda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pós-graduada em Terapia Comportamental pela PUC-MG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Formação em Terapias Cognitivas pelo Instituto Mineiro de Terapias Cognitivas (IMTC). Atualmente trabalha com psicologia clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos dentro da abordagem cognitivo-comportamental. Faz intervenções com crianças portadoras de Síndrome de Asperger e Autismo utilizando-se do método ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e de Treinamento de Pais.

Maycoln Leôni Martins Teodoro, Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) com estágio pós-doutoral na UFRGS. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Psicologia Social na mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações familiares, problemas emocionais e de comportamento, vulnerabilidade cognitiva para a depressão, pesquisa em terapia cognitivo-comportamental e construção e validação de instrumentos psicológicos.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigos