Aproximações e Afastamentos de uma Prática Psicológica Baseada em Evidências: análise temática de entrevistas com psicoterapeutas de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.07Resumo
Este estudo objetivou investigar a relação entre o campo de atendimento psicoterapêutico com adolescentes e a área da prática psicológica baseada em evidências (PPBE). Realizou-se um estudo com delineamento qualitativo do qual participaram dez psicólogas terapeutas de adolescentes. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado e as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados foram submetidos à análise temática, da qual emergiram cinco temas. Os resultados indicam que as participantes percebem déficits na formação que são suplantados por experiência prática e supervisão. Observaram-se inconsistências com relação ao conceito de adolescência e um conhecimento superficial sobre a PPBE. As participantes reconhecem cisão entre os campos da psicoterapia e da pesquisa, o que dificulta a integração do conhecimento produzido por ambos. Os resultados sugerem a aproximação entre pesquisa científica e prática psicológica como passo importante e necessário para a qualificação da psicoterapia de adolescentes e para a ampliação da compreensão acerca do que consiste a PPBE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.