A aprendizagem do Parkatêjê no discurso de seus professores indígenas

Autores/as

  • Maria de Nazaré Moraes da Silva Universidade Federal do Pará
  • Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Pará

Resumen

Nos últimos anos, o paradigma da complexidade tem despertado a atenção de pesquisadores da área de Linguística Aplicada, em especial no que se refere a investigações voltadas a ambientes interacionais de aprendizagem de línguas. Até o momento presente, todavia, não se tem conhecimento de estudos fundamentados por esse paradigma direcionados ao ensino formal de línguas indígenas. A fim de contribuir com a área em questão, este artigo tem como objetivo analisar o discurso de quatro professores indígenas da Escola P?mptykre Parkatêjê que atende indígenas de mesma denominação, localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, a sudeste do Estado do Pará. A análise ancora questões de identidade aos postulados da complexidade, a fim de contribuir com um novo enfoque para a aprendizagem da língua Parkatêjê e, em consequência, com o seu fortalecimento e a sua preservação. Configura-se, assim, como uma pesquisa de abordagem qualitativa. As reflexões evidenciam que, no momento contemporâneo, a aprendizagem formal do Parkatêjê, entendendo essa língua e seus aprendentes como sistemas complexos, portanto, dinâmicos e não lineares, não pode permanecer circunscrita ao paradigma tradicional de ensino, mais que isso, torna-se imperioso também trabalhar a sua inteireza, à luz da complexidade.

Palavras-chave: complexidade, identidade, língua Parkatêjê.

Biografía del autor/a

Maria de Nazaré Moraes da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituição onde trabalha como revisora de textos.

Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professora Associada do Instituto de Letras da UFPA vinculada à Faculdade de Letras. Desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na linha de pesquisa Descrição de Línguas Indígenas e trabalha com os Parkatêjê desde o ano de 2000. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2016-08-02

Cómo citar

Silva, M. de N. M. da, & Ferreira, M. de N. de O. (2016). A aprendizagem do Parkatêjê no discurso de seus professores indígenas. Calidoscópio, 14(2), 227–235. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.05

Número

Sección

Artigos