O trabalho docente com a ortografia em Sala de Apoio à Aprendizagem

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Programa de Pós-Graduação em Letras-Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Neste artigo, aborda-se o trabalho docente com a ortografia em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. Parte-se do pressuposto de que a abordagem dos aspectos ortográficos nesse contexto de ensino é imprescindível para que o aluno supere suas dificuldades no âmbito da língua escrita e, desse modo, adquira condições de participar de forma mais competente e ativa das práticas de linguagem que permeiam a sociedade. Assim, a partir dos conceitos da teoria histórico- cultural e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na abordagem das convenções ortográficas em sala de aula. A coleta de dados deu-se posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito do sistema ortográfico e de seu ensino nas aulas de língua portuguesa. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito das normas ortográficas, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica no trabalho com esse conteúdo nessa situação específica de ensino.

Palavras-chave: formação docente contínua, Sala de Apoio à Aprendizagem, ortografia, pesquisa-ação colaborativa.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Programa de Pós-Graduação em Letras-Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Docente do Departamento de Letras - Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Área: Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Mestre em Letras: Estudos Linguísticos; Doutoranda em Letras: Estudos Linguísticos

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá; Doutor em Letras

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Angelo, C. M. P., & Menegassi, R. J. (2015). O trabalho docente com a ortografia em Sala de Apoio à Aprendizagem. Calidoscópio, 13(2), 239–250. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.10

Edição

Seção

Artigos