Les différentes facettes de l’interactionnisme socio-discursif
Resumo
O autor situa a teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD) em relação aos múltiplos paradigmas de ciências humanas e sociais, mostrando que sua teoria constitui uma tentativa de prolongamento e desenvolvimento do projeto do interacionismo social, iniciado nos primeiros decênios do século XX. Seu trabalho desenvolve-se em torno de três objetivos: (a) apresentar as orientações fundamentais da construção do ISD, motivo de seu trabalho nos últimos 30 anos; (b) apresentar cinco direções da pesquisa empírica que vem sendo desenvolvida com base no ISD; (c) evocar algumas novas perspectivas para o desenvolvimento futuro da teoria.
Palavras-chave: interacionismo sociodiscursivo, direções de pesquisa, novas perspectivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.