Interações em aulas de inglês de uma escola pública: disputas de poder e subversão do mandato institucional

Autores

  • Beatriz Fontana

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa segundo alguns princípios etnográficos, que observou e analisou o que acontece em aulas de inglês como Língua Estrangeira (LE) em ambiente instrucional de uma turma de 5ª série de uma escola da rede pública municipal da Grande Porto Alegre. A pesquisa se orientou no sentido de problematizar verdades instituídas sobre a impossibilidade de um resultado positivo para a aquisição da língua inglesa nesses ambientes, estabelecendo o foco do estudo nas falas em interação nas rotinas para a construção de conhecimento nessa língua estrangeira. As aulas de inglês foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas. A observação da estrutura de participação, do alocamento e do uso do turno, do alinhamento aos pisos iniciados pelo professor e da quantidade de turnos usados por meninos e meninas sugere que o professor tem dificuldades em conseguir que a maioria dos alunos meninos se engaje na atividade que propõe. Também fica evidenciado que há um predomínio da maioria dos meninos na inicialização de atividades que conseguem o alinhamento do professor e conseqüentemente fornecem a orientação para o que se desenrola na sala de aula.

Palavras-chave: interação, ensino-aprendizagem de inglês, estrutura de participação.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Fontana, B. (2021). Interações em aulas de inglês de uma escola pública: disputas de poder e subversão do mandato institucional. Calidoscópio, 4(2), 107–114. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5993

Edição

Seção

Artigos