Interações em aulas de inglês de uma escola pública: disputas de poder e subversão do mandato institucional
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa segundo alguns princípios etnográficos, que observou e analisou o que acontece em aulas de inglês como Língua Estrangeira (LE) em ambiente instrucional de uma turma de 5ª série de uma escola da rede pública municipal da Grande Porto Alegre. A pesquisa se orientou no sentido de problematizar verdades instituídas sobre a impossibilidade de um resultado positivo para a aquisição da língua inglesa nesses ambientes, estabelecendo o foco do estudo nas falas em interação nas rotinas para a construção de conhecimento nessa língua estrangeira. As aulas de inglês foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas. A observação da estrutura de participação, do alocamento e do uso do turno, do alinhamento aos pisos iniciados pelo professor e da quantidade de turnos usados por meninos e meninas sugere que o professor tem dificuldades em conseguir que a maioria dos alunos meninos se engaje na atividade que propõe. Também fica evidenciado que há um predomínio da maioria dos meninos na inicialização de atividades que conseguem o alinhamento do professor e conseqüentemente fornecem a orientação para o que se desenrola na sala de aula.
Palavras-chave: interação, ensino-aprendizagem de inglês, estrutura de participação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.