A heterogeneidade dos estudos da linguagem e o ensino de língua materna (Do que falam os lingüistas?)

Autores

  • Valdir do Nascimento Flores

Resumo

O propósito deste texto é, a partir de considerações epistemológicas da lingüística, discutir alguns aspectos da relação entre a lingüística e o ensino de língua materna São abordados temas como a ciência da linguagem, o conhecimento científico e a formação do pesquisador e suas relações com o ensino de língua materna, a formação do professor e o lugar da tradição gramatical no ensino de língua materna. Em linhas gerais, argumenta-se em favor da validade de diferentes pontos de vista de estudo da linguagem, tendo em vista a necessidade de se pensar o ensino de língua materna a partir de uma concepção de língua/ linguagem que contemple a heterogeneidade.

Palavras-chave: ensino de língua materna, gramática do português, epistemologia da linguística.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Flores, V. do N. (2021). A heterogeneidade dos estudos da linguagem e o ensino de língua materna (Do que falam os lingüistas?). Calidoscópio, 4(1), 7–14. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5982

Edição

Seção

Artigos