Causalidade e continuidade adequadas: os princípios de coerência em uma audiência de conciliação no PROCON
Resumo
O presente estudo focaliza princípios de coerência em práticas narrativas construídas por reclamado e reclamante em audiências de conciliação no PROCON, sob o arcabouço teórico-metodológico da Sociolinguística Interacional. Considerando que o objetivo desse encontro é a resolução do conflito via argumentação e consubstanciação de posições assumidas, investigo como as partes divergentes procuram gerenciar uma causalidade adequada nas suas narrativas, apresentando razoes consistentes para justificar a sequencia de eventos apresentada.
Palavras-chave: audiência de conciliação, narrativa, princípio de coerência, fala-em-interação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.