Configuração e papel do sistema de avaliatividade no gênero reportagem

Autores

  • Sóstenes Lima
  • Maria Luiza M.S. Coroa

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar a configuração e o papel do sistema de avaliatividade no gênero reportagem. Buscamos, num primeiro momento, fazer uma explicitação da teoria do sistema de avaliatividade, conforme proposta por Martin e White (2005). Em seguida, procedemos à análise de um exemplar do gênero reportagem, a fim de identificar o modo como os sujeitos discursivos: (a) expressam avaliações afetivas, éticas e estéticas (subsistema atitude), (b) engajam-se no discurso (subsistema engajamento) e (c) mitigam ou intensificam suas avaliações (subsistema gradação). Os resultados encontrados na análise da reportagem Prontos para o século XIX, de Monica Weinberg e Camila Pereira, publicada na Revista Veja (Weinberg e Pereira, 2008), dão sinais de que o julgamento, subsistema da atitude, e o entretenimento e a atribuição, sentidos de expansão dialógica, um dos subsistemas do engajamento, constituem elementos retóricos estruturadores do gênero estudado.

Palavras-chave: gênero textual, sistema de avaliatividade, reportagem.

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Publicado

2010-08-27

Como Citar

Lima, S., & Coroa, M. L. M. (2010). Configuração e papel do sistema de avaliatividade no gênero reportagem. Calidoscópio, 8(2), 127–137. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/471

Edição

Seção

Artigos