A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação.
Abstract
O objetivo do presente artigo é analisar a pesquisa na Linguística Aplicada (LA), focalizando os estudos relacionados ao ensino de línguas e à formação do professor. São apresentadas evidências da existência de uma relação de continuidade com a LA nas suas origens, no final da década de 1940, nos EUA, e na décade de 1970, no Brasil. O campo, desde o seu nascimento, busca a compreensão de problemas socialmente relevantes que recaem sobre usos da língua, e as possíveis soluções para tais problemas. A partir de um breve histórico do desenvolvimento da pesquisa sobre leitura no campo da LA no Brasil, são propostos três tipos de transformações da área ao longo dos últimos 50 anos: territoriais, epistemológicas e paradigmáticas. Nesta última, enfocamos a importância de uma abordagem interpretativista, situada,no desenvolvimento de pesquisas em contextos educacionais, e a emergência de uma área de pesquisa mais recente, a saber, a formação do professor de língua. Por fim, propomos uma agenda para a LA no Brasil com base nas caracterizações das pesquisas discutidas.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; pesquisa; continuidade; transformação.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.