Vozes enunciativas da literatura não científica na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas

Autores/as

  • Lívia Chaves de Melo Universidade Federal de Tocantins
  • Adair Vieira Gonçalves Professor da Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

Neste trabalho, analisamos vozes enunciativas que emergem na escrita de Relatórios de Estágio produzidos por professores de línguas a partir de usos de práticas de citação de literatura não científica. Consideramos as diferentes vozes enunciativas trazidas pelas citações identificadas nessa escrita e examinamos as contribuições das formas linguísticas de inscrição do outro e do si-mesmo no enunciado. Filiamo-nos aos trabalhos no âmbito dos estudos dialógicos da linguagem sobre os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado e da Linguística Sistêmico-Funcional, através da noção do Sistema Semântico de Projeção. Nos excertos analisados, destacamos os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado, os tipos de processos sociossemióticos envolvidos no Sistema de Projeção e os subsistemas envolvidos nos tipos de projeção, tais como modo de projeção, nível de projeção, a função da fala e a função discursiva desses recursos. Assumimos a abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental para caracterizar o tratamento dado aos documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostram que as práticas de citação da literatura não científica são mobilizadas nos relatórios como se tivessem autoridade científica e se manifestam em enunciados que apresentam orientações para agir em sala de aula; ensina como pais e professores devem agir para educar; traz exemplo de realização pessoal para testemunhar experiência bem-sucedida; conduz à crença de ideal impossível.

Palavras-chave: formação inicial de professores de línguas, relatórios de estágio, vozes sociais, projeção, citações.

Biografía del autor/a

Lívia Chaves de Melo, Universidade Federal de Tocantins

Possui Licenciatura dupla em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa - 2006), Especialização em Leitura e Produção Escrita (2008), Mestrado em Ensino de Língua e Literatura (2011) e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (2015) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/CAPES). Em 2013 desenvolveu pesquisa de doutorado na The Polytechnic University of Hong Kong ? (PolyU). Atua no ensino e formação de professores de língua materna e estrangeira.

Adair Vieira Gonçalves, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras- Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins- campus de Araguaína, e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É vice-líder do GT/ANPOLL Gêneros textuais/discursivos e Editor da Revista Raído. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo.

Publicado

2016-08-02

Cómo citar

de Melo, L. C., & Gonçalves, A. V. (2016). Vozes enunciativas da literatura não científica na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas. Calidoscópio, 14(2), 294–308. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.12

Número

Sección

Artigos