As possibilidades de uso de ferramentas da informática: software para análise de dados qualitativos e ISD

Autores/as

  • Anise A. G. Ferreira

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar e discutir possibilidades de uso de software de análise de dados qualitativos no quadro dos procedimentos propostos pelo ISD (interacionismo sociodiscursivo) com ênfase nos softwares livres e/ou em versões gratuitas. Faz-se uma revisão da literatura sobre o uso de software para análise de dados qualitativos na área das ciências sociais e humanas, com foco especial na área de estudos da linguagem. Destacam- se as funções oferecidas por algumas ferramentas entre elas, WeftQDA, MLCT, Yoshikoder e Tropes. Dentre esses, detalha-se o Tropes por suas funções relativas a análise semântica e de elementos lingüísticos, tais como tipos de verbo, modalizações, etc. Embora a tentativa de automatizar uma análise inteiramente baseada nos procedimentos do ISD seja inviável em termos absolutos, os programas mostram-se poderosos auxiliares para a análise de questões específicas. Parece importante ainda conhecer e utilizar diferentes programas para se obter uma visão diversificada sobre os dados analisados. Cabe ao pesquisador ser crítico da análise produzida pelo computador.

Palavras-chave: análise de dados qualitativos, software, análise de texto, análise de discurso, interacionismo sóciodiscursivo, Tropes, CAQDA.

Publicado

2021-05-27

Cómo citar

Ferreira, A. A. G. (2021). As possibilidades de uso de ferramentas da informática: software para análise de dados qualitativos e ISD. Calidoscópio, 5(3), 168–176. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5638