Argumento, sintagma e saturador no escopo da HPSG
Resumen
Este artigo apresenta a formalização de argumento como uma estrutura interfacial entre fonologia, sintaxe e semântica. Também mostra que argumento, sintagma e saturador são entidades distintas entre si, embora possam relacionar-se. Essa distinção é baseada na observação de que argumento, diferentemente de sintagma e saturador, é uma entidade inerente ao significado do núcleo do qual faz parte. Como aporte teórico é utilizada a Head-driven Phrase Structure Grammar (HPSG), versão desenvolvida por Sag et al. (2003), um modelo de gramática fortemente lexicalista, orientada pela superfície e baseada na noção de signo saussureano.
Palavras-chave: argumento, sintagma, saturador, HPSG.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.