Análise de mal-entendidos em diálogos
Resumen
O trabalho analisa mal-entendidos em diálogos, com base em conceitos desenvolvidos por Carel e Ducrot na Teoria dos Blocos Semânticos (TBS). A TBS propõe que se atribua como “sentido” a uma entidade linguística um conjunto de encadeamentos argumentativos em DC (portanto) e em PT (mesmo assim) e postula dois modos pelos quais um aspecto argumentativo pode estar associado às palavras cujo sentido ele (o aspecto) constitui: o externo, encadeamentos que precedem ou seguem a entidade; e o interno, encadeamentos que a parafraseiam. Assumindo essa noção de argumentação discursiva, foram analisados dois diálogos. Concluiu-se que a incompreensão se deve ao fato de os interlocutores associarem a uma mesma entidade linguística argumentações diferentes, produzindo, então, objetos de discurso diversos.
Palavras-chave: bloco semântico, encadeamento argumentativo, malentendido, semântica argumentativa.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.