Estudos do letramento e formação de professores: retomadas, deslocamentos e impactos

Autores/as

  • Maria de Lourdes Meirelles Matencio

Resumen

Este artigo discute e reflete sobre princípios gerais de trabalhos recentes acerca do letramento e suas abordagens em cursos de formação de professores. O texto divide-se em quatro seções. Na primeira, retomo as bases dos chamados “novos estudos do letramento”. A segunda seção discute algumas tensões entre concepções de letramento e conceitos a elas relacionados. A terceira seção é dedicada à discussão das práticas de letramento na formação de professores. Na última seção, defendo a importância de as aulas de língua materna, em seus diferentes níveis, serem centradas na dinâmica das interações sociais, como forma de desencadear os processos de aprendizagem visados. Nessa perspectiva, o texto discute a relevância dos gêneros do discurso para o desenvolvimento, pelo sujeito, de habilidades essenciais para agir em diferentes práticas de linguagem das quais participa.

Palavras-chave: letramento, gêneros do discurso, formação de professores.

Publicado

2021-05-27

Cómo citar

Matencio, M. de L. M. (2021). Estudos do letramento e formação de professores: retomadas, deslocamentos e impactos. Calidoscópio, 7(1), 5–10. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4850