“¿Te parece que ella se afeita?”: categorias identitárias de gênero e aprendizagem de vocabulário na fala-em-interação de sala de aula de língua estrangeira
Resumen
O objetivo deste artigo é mostrar como identidades e aprendizagem de língua estrangeira acontecem na fala-em-interação (Sacks et al., 1974) de sala de aula e, paralelamente, argumentar a favor da Análise da Conversa Etnometodológica (Garcez, 2008) como prática de análise que contribui para o entendimento das ações que produzem esses fatos sociais. A partir de um registro audiovisual de uma aula de espanhol como língua estrangeira com participantes adultos(as) brasileiros(as), foi transcrita e analisada uma sequência de fala-em-interação na qual os(as) participantes, para esclarecerem as particularidades da utilização de uma palavra, se orientam para uma oposição bipolar de identidades de gênero. A análise sequencial das ações dos(as) participantes permite (i) observar que as categorias identitárias de gênero são realizações locais e recursos para fazer sentido das ações em andamento; e (ii) concluir que a aprendizagem de língua estrangeira pode ser descrita como a extensão da inteligibilidade e da accountability (explicabilidade ou justificabilidade, Garfinkel, 1967) das ações realizadas pelos(as) participantes através dessa língua, ou seja, como a extensão do seu pertencimento a uma comunidade que categoriza em espanhol, sustentando, assim, uma descrição do mundo que serve para os efeitos práticos do que esses(as) participantes estão fazendo no aqui e agora.
Palavras-chave: uso da linguagem e identidade, identidades de gênero, aprendizagem de língua estrangeira.
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