Atuação da relação retórica de elaboração na macroestrutura e na microestrutura de elocuções formais
Resumen
O objetivo deste trabalho é investigar, à luz da Teoria da Estrutura Retórica do Texto (RST), o uso da proposição relacional de elaboração em um corpus formado por elocuções formais. A análise se dá tanto na macroestrutura quanto na microestrutura dos textos, conforme o princípio da RST de que as relações retóricas que se estabelecem no nível discursivo organizam desde a coerência dos textos até a combinação entre orações. Na macroestrutura das elocuções formais, observou-se que o núcleo das elocuções formais é composto por um supertópico que é desenvolvido por subtópicos que funcionam como satélites e acrescentam informações a ele por meio da relação de elaboração. Na camada seguinte da estrutura retórica, cada um desses subtópicos passa a desempenhar papel nuclear e é, por sua vez, desenvolvido por outros subtópicos. Assim, na macroestrutura, a relação de elaboração é essencial para o estabelecimento da coerência das elocuções formais. Na microestrutura das elocuções formais, o satélite da relação de elaboração é realizado por orações adjetivas ou por orações apositivas. No primeiro caso, introduzem-se informações adicionais sobre a oração nuclear. No segundo caso, o segmento que funciona como núcleo traz uma expressão referencial encapsuladora que cria um foco de referência para o que será especifi cado na oração apositiva.Palavras-chave: estrutura retórica do texto, macroestrutura textual, tópico discursivo.
Descargas
Publicado
2010-12-03
Cómo citar
Antonio, J. D., & Takahashi, C. (2010). Atuação da relação retórica de elaboração na macroestrutura e na microestrutura de elocuções formais. Calidoscópio, 8(3), 174–180. Recuperado a partir de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/383
Número
Sección
Artigos
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.