Integración curricular bilingüe en la promoción de la ciudadanía global: un estudio sobre prácticas curriculares en la educación bilingüe
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.01Palabras clave:
educação para a cidadania global; educação bilíngue; integração curricular; gestão educacionalResumen
A educação bilíngue tem se tornado cada vez mais presente em escolas privadas de educação básica brasileiras. Em algumas instituições, essa prática tem sido associada à perspectiva da formação de cidadãos globais. Faltam, porém, estudos que explorem os processos e os resultados dessas experiências educacionais. O presente estudo buscou analisar a implantação da educação bilíngue numa escola privada que tem na cidadania global um de seus propósitos formativos. Por meio da pesquisa-ação, contando com a participação ativa de gestores pedagógicos e professores da escola, a análise crítica conduziu a uma proposta de intervenção visando ao aperfeiçoamento das práticas de educação bilíngue da escola sob a perspectiva da educação para a cidadania global. O estudo sustentou-se num referencial teórico que explorou temas como a educação bilíngue, a educação para a cidadania global, a abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL) e o uso pedagógico da translinguagem. A proposta de intervenção elaborada pelo grupo participante da pesquisa-ação sugeriu, entre outros pontos, o desenvolvimento de espaços de formação e de trocas de experiências que qualifiquem o exercício da codocência e explorem as possibilidades de avaliação integrada e de uso da translinguagem, bem como uma efetiva curricularização da educação para a cidadania global.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.













