Narrativas autobiográficas sobre alfabetização e letramento de surdos
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.05Palabras clave:
letramento, educação de surdos, narrativasResumen
Narrativas autobiográficas de pesquisadores surdos sobre seu processo de alfabetização e letramento são encontradas em trabalhos acadêmicos, momento em que alguns autores e autoras relatam suas experiências linguísticas e educacionais. Este trabalho objetiva investigar narrativas das potencialidades de letramento, a partir do relato de quem vivenciou aprendizagens significativas na língua de sinais e na escrita da língua portuguesa, durante o período de alfabetização. A análise compreende as décadas de 1960 a 1990, período em que os pesquisadores cursaram a educação básica. A partir das narrativas apresentadas, em seções introdutórias de dissertações e teses, identificam-se suas memórias de infância sobre práticas, atividades, experiências formais ou informais de letramentos nas línguas envolvidas, as quais foram organizadas em dois eixos analíticos: (a) letramento e autoria: uma escrita com propósito e (b) letramento e (con)texto: português significado a partir da língua de sinais. Por meio da leitura desses materiais, percebe-se a potência das narrativas para análises sobre o processo de alfabetização de surdos: os impasses, os desafios, os caminhos percorridos por estudantes, docentes e famílias.
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