Gêneros e avaliação de gramática em um curso de licenciatura em Letras
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.03Palabras clave:
gêneros no ensino de gramática, avaliação no ensino superior, avaliação na formação docenteResumen
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem por objetivo geral investigar a concepção de avaliação assumida em uma disciplina voltada a estudos da gramática normativa do Português no Curso de Letras de uma universidade pública, especialmente pela perspectiva dos discentes, futuros professores, que cursaram essa disciplina. Deste modo, tem-se como objetivos específicos: (a) analisar como esses estudantes compreendem a finalidade e configuração das avaliações aplicadas; (b) examinar qual o lugar dos gêneros textuais/discursivos nessas avaliações. No que se refere aos estudos sobre avaliação, buscou-se fundamentação teórica em Bachman (1997), Scaramucci (2006), Garcia (2009); para discutir o conceito de gênero nesse contexto, recorreu-se particularmente a princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2009; Schneuwly et al., 2004). Segundo um paradigma de pesquisa qualitativa interpretativista, foram usados como instrumentos uma entrevista semiestruturada com estudantes, observação de aulas e análise de documentos (atividades avaliativas). Os resultados apontam que, mesmo numa disciplina focada na gramática normativa, pode ser produtivo abordar a análise linguística com base em gêneros textuais/discursivos no processo de avaliação da aprendizagem. Além disso, os tipos de avaliações a que são submetidos os estudantes têm um impacto significativo em sua própria formação docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.