O diário de aprendizagens como instrumento de autoavaliação na formação inicial de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.04

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Gêneros discursivos, Formação integral de professores

Resumen

Partindo-se das experiências construídas na disciplina Fundamentos e Metodologia em Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, este artigo objetiva analisar a relação do diário de aprendizagens com a autoavaliação na formação inicial de professores. Como objeto de análise, apresentam-se três páginas de diários, construídas em 2021 e 2022, por estudantes do referido curso. No percurso da investigação, realizou-se um entrecruzamento entre materialidades (pesquisa documental) e arcabouço teórico (pesquisa bibliográfica), contando com seções teórico-analíticas subsidiadas em autores que exploram o gênero textual diário de aprendizagens, bem como as noções de avaliação e de autoavaliação. Com isso, foi possível compreender que o gênero textual diário de aprendizagens, ao proporcionar um rompimento com as predeterminações do meio acadêmico, potencializa ações de autoavaliação na formação inicial de docentes. A partir de tal prática, coloca-se em cena a experiência escolar de cada estudante, utilizando-se, assim, de resgates do passado para dialogar com o presente a fim de se construir novas possibilidades de se fazer docente num breve futuro.

Biografía del autor/a

Juliene Marques Bogo, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Blumenau). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter). 

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Marques Bogo, J. (2024). O diário de aprendizagens como instrumento de autoavaliação na formação inicial de professores . Calidoscópio, 22(2), 326–340. https://doi.org/10.4013/cld.2024.215.04