Racismo, mídia e futebol: efeitos do discurso antirracista no caso Vini Jr.

Autores/as

  • Viviane de Melo Resende Universidade de Brasília (UNB)
  • Sinara Bertholdo Secretaria de Educação do Estado de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.09

Resumen

Neste artigo, partindo da base ontológica dos estudos críticos do discurso, analisamos encadeamento de textos e eventos a partir do primeiro tuíte publicado por Vini Jr. no dia 21 de maio de 2023 em resposta aos ataques racistas sofridos no âmbito de sua prática como jogador de futebol profissional, e sua repercussão para além da rede social. Com isso queremos mapear relações entre: a prática reiterada de racismo contra o jogador; a reação antirracista de Vini Jr. nas redes sociais como aspecto inovador na prática; possíveis relações entre sua reação e discursos do movimento antirracista; potenciais efeitos dessa inovação na prática que tornaram o caso distinto de episódios anteriores.

Palavras-chave: estudos críticos do discurso; antirracismo; futebol.

Biografía del autor/a

Viviane de Melo Resende, Universidade de Brasília (UNB)

Professora Associada da Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB). Presidenta da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Coordenadora do INCT Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e suas Múltiplas Insurgências.

Sinara Bertholdo, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB).

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

de Melo Resende, V., & Bertholdo, S. (2023). Racismo, mídia e futebol: efeitos do discurso antirracista no caso Vini Jr. Calidoscópio, 21(3), 579–595. https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.09