Letramentos críticos com perspectiva decolonial de gênero social: uma experiência socioescolar de leitura e de produção de textos a partir do romance Desmundo
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.06Resumen
Considerando que as práticas de letramento escolar constituem ações sociais, por meio do uso da linguagem, capazes de nos constituir como agentes criativos, o presente trabalho discute uma prática pedagógica de leitura do romance Desmundo de Ana Miranda (1996) e de produção de diários de leitura, para o primeiro ano do Ensino Médio, com foco na leitura crítica sobre as representações de gênero social com base nos Estudos Discursivos Críticos feministas. Para isso, descreveremos o processo de elaboração da sequência de atividades pedagógicas e discutiremos a proposta de produção de texto, construída com base na leitura da referida obra. Para a descrição e discussão desta prática de letramento, utilizamos a proposta decolonial dos estudos críticos do discursivo (Resende 2019, Vieira, 2019) com base em Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2003), a Análise de Discurso Crítica Generificada (Gomes, 2020), as Teorias Interseccionais e Decoloniais (Akotirene, 2019; Carvalho e Costa, 2020, Lugones, 2007) e os pressupostos teóricos da pedagogia dos letramento críticos (Kalantzis at al., 2020). Como resultado, enfatizamos o potencial da experiência socioescolar para desencadear processos de leitura e escrita reflexivas e críticas capazes de contribuir para decolonizar representações e discursos sociohistoricamente constituídos que condicionam relações assimétricas de gênero.
Palavras-chave: estudos discursivos críticos; decolonialidade; leitura e produção de textos.
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