Letramentos críticos com perspectiva decolonial de gênero social: uma experiência socioescolar de leitura e de produção de textos a partir do romance Desmundo

Autores/as

  • Ofélia Maria Imaculada Universidade Federal de Viços (UFV)
  • Alexandra Bittencourt Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.06

Resumen

Considerando que as práticas de letramento escolar constituem ações sociais, por meio do uso da linguagem, capazes de nos constituir como agentes criativos, o presente trabalho discute  uma prática pedagógica de leitura do romance Desmundo de Ana Miranda (1996) e de produção de diários de leitura, para o primeiro ano do Ensino Médio, com foco na leitura crítica sobre as representações de gênero social com base nos Estudos Discursivos Críticos feministas. Para isso, descreveremos o processo de elaboração da sequência de atividades pedagógicas e discutiremos a proposta de produção de texto, construída com base na leitura da referida obra. Para a descrição e discussão desta prática de letramento, utilizamos a proposta decolonial dos estudos críticos do discursivo (Resende 2019, Vieira, 2019) com base em Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2003), a Análise de Discurso Crítica Generificada (Gomes, 2020), as Teorias Interseccionais e Decoloniais (Akotirene, 2019; Carvalho e Costa, 2020, Lugones, 2007) e os pressupostos teóricos da pedagogia dos letramento críticos (Kalantzis at al., 2020). Como resultado, enfatizamos o potencial da experiência socioescolar para desencadear processos de leitura e escrita reflexivas e críticas capazes de contribuir para decolonizar representações e discursos sociohistoricamente constituídos que condicionam relações assimétricas de gênero.   

Palavras-chave: estudos discursivos críticos; decolonialidade; leitura e produção de textos.

Biografía del autor/a

Ofélia Maria Imaculada, Universidade Federal de Viços (UFV)

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, integrante do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELIS – UNB) e mestra em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del Rei. Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV).

Alexandra Bittencourt Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Estudos Discursivos pela Universidade Federal de Viçosa Professora de Linguagens no ensino médio e pré-vestibular e integrante do Afecto/UFV/Nieg – Abordagens faircloughianas para estudos sobre corpo/discurso textualmente orientados.

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Imaculada, O. M., & Carvalho, A. B. (2023). Letramentos críticos com perspectiva decolonial de gênero social: uma experiência socioescolar de leitura e de produção de textos a partir do romance Desmundo. Calidoscópio, 21(3), 518–537. https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.06